Diante da repercussão tomada pelo blog Flaviano "Guerreiro", vimos por meio desta postagem esclarecer os motivos que nos levaram à criação deste espaço.
Algumas horas após a divulgação do resultado das Eleições 2008 era comum vermos amigos, familiares, vizinhos e até quem não conhecíamos, lamentar a "derrota" de Flaviano. Eram jovens que viam seus sonhos se esvairem como se não valessem nada. Eram apodienses revoltados por tudo ter sido como foi. Eram consciências "perdidas" em meio à realidade que se impunha. Choramos, lastimamos, mas algo muito mais forte nos movia. Era a esperança da MUDANÇA, da RENOVAÇÃO, do ACREDITAR...O que tínhamos aprendido com Flaviano e com a Nova Geração não seria desperdiçado por tantos jovens que ainda ACREDITAM.
Uma comunidade no Orkut foi criada e na quinta-feira, dia 9, colocamos no ar este Blog. Nosso intuito principal era/é levar a mensagem da Nova Geração e acompanhá-la na construção de um Apodi que sonhamos, que queremos.
Hoje, com menos de uma semana no ar, o Blog tem causado polêmicas a ponto de sermos abordadas nas ruas e até, questionadas sobre o objetivo deste espaço. Outras tantas pessoas nos parabenizam e nos apoiam, incentivando-nos a seguir com a proposta deste trabalho nos próximos anos. O que temos a dizer é que enquanto houver a esperança de um Apodi melhor, de um Apodi diferente, estaremos firmes em levar a mensagem da Nova Geração. Não se trata aqui de heroicizar a figura de Flaviano como se ele caminhasse sozinho. Trata, antes de tudo, de encontrarmos em Flaviano Monteiro a esperança desse Apodi que sonhamos. Com Flaviano, marias, josés, raimundos, franciscas, fernandas, antônios, fábios e etc. encontram a força para continuar ACREDITANDO.
Aproveitamos a oportunidade para deixar bem claro que não usaremos este espaço para denegrir a imagem de quem quer que seja. Não daremos respostas às críticas que porventura apareçam nem travaremos "duelos" com os que não ACREDITAM. A Nova Geração tem uma proposta diferente e não perderá tempo em levá-la o mais longe possível.
Desde já, agradecemos os apoios e incentivos recebidos.
Att,
Fernanda C. Nogueira.
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
é bom deixar claro isso! :D
vlw fernanda (y)
Adorei o blog de voces meninas, e ainda continuarei acreditando.
Sucesso pro blog !!.
beijos!!
É isso aí bola pra frente, esse blog vai ser show de bola, valeu meninas.Beijos.....
Ter consciência é votar em Flaviano?
Triste que, mais de vinte anos após um regime militar, muita gente ainda não sabe viver numa democracia.
Numa eleição é necessário que um dos candidatos seja bem sucedido.
No caso de Apodi, Gorete foi bem sucedida em seu pleito. Justo que as pessoas que votaram no candidato adversário aceitem o fato com dignidade.
Que houve compra de votos na eleição, é indiscutível. Mas isso se deu nos dois "lados".
É uma falta de respeito para com as pessoas de Apodi, que em sua maioria escolheram Gorete como prefeita,dizer que estes não tem consciência, que são vendidos.
Se Flaviano não foi eleito, paciência!
Eleições são assim mesmo, respeitem as pessoas que, conscientemente, votaram em Gorete por acreditar que ela faria uma melhor administração.
um erro nunca justifira outro erro,porem nesse caso so as consciencias podem mudar e deixar os ricos pobres,aguardaremos a proxima.EU na proxima vou friviar.
Para qualquer pessoa que questione o voto consciente é bom que reflita bem para poder questionar isso,pois esta palavra e suas derivações, no que concerne ao ato de votar tem suas especificidades. Vou apenas colocá-la de forma literal.
Segundo o Dicionário Aurélio, veja alguns dos significados atribuídos à palavra consciência:
*Faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados;
* Cuidado com que se executa um trabalho, se cumpre um dever; senso de responsabilidade;
* Honradez, retidão, probidade:
homem de consciência.
O sentido mais adequado para o contexto eleitoral:
*Consciência coletiva. 1.Sociol. Conjunto de representações, de sentimentos ou de tendências não explicáveis pela psicologia do indivíduo, mas pelo fato do agrupamento dos indivíduos em sociedade.
Estar consciente para votar é estar consciente de que seu voto pode terminar em conseqüências desastrosas para todos e não somente para você.
Defendo que ter consciência ao votar não é simplesmente uma questão de escolha democrática, mas algo que exige a responsabilidades de se olhar o corpo social. É por isso que a lei eleitoral condena a compra e a venda do voto. Se formos olhar somente para a questão da democracia, a lei está totalmente errada. Como barrar a escolha denmocrática de vender o voto se vivemos em democracia? Nesse caso, deveríamos ter a liberdade de vendê-lo.
É justamente por que o voto não é individualmente seu, mas pertencente a todo o corpo social que ele não pode ser negociado. Portanto, deve ser exercido com responsabilidade, sensatez, consciência e conhecimento de que o mesmo tem esse valor.
Questionamos então:
O que se pode dizer de uma pessoa que vota num candidato para pagar o favor de um exame, de uma consulta, de R$ 100,00, R$ 50,00 ou qualquer outra quantidade a ele oferecida? (caso da maioria dos eleitores de Apodi,veja bem, da maioria. Será que esses votos podem ser chamados de conscientes?
Ou melhor:
Como podemos denominar um eleitor que se dirige a um candidato ou aos coordenadores de sua campanha dizendo que vai votar com ele, mas precisa de ajuda tal ($? Ele é consciente?
É isso que assistimos a cada eleição em Apodi. Ninguém pode negar isso. Assim como também não podemos negar que o professor Flaviano Monteiro foi o primeiro candidato a enfatizar esta triste realidade em seus discursos e a abominá-la. ACREDITO, com o propósito de trazer à tona um caminho a ser seguido na construção do significado real da consciência coletiva.
É bem verdade também,isso não foi possível, uma vez que muitos eleitores até esnobaram sua proposta, justamente por tematizar o voto gratuito.
É POR ISSO QUE EU CONCORDO COM QUALQUER PESSOA QUE DIGA:
"VOTAR EM FLAVIANO É VOTAR CONSCIENTE"
Esse lema pode não ter sido o de alguns poucos que votaram nele, mas desconfio de foi o da maioria. Sabem por que?
Por que ao observar os eleitores de Flaviano vemos claramente que em sua grande maioria defendem ideais que se relacionam com a teoria da consciência.
Outro detalhe que me faz acreditar nessa consciência do eleitor da NOVA GERAÇÃO é ver pessoas que votaram na prefeita eleita comemorarem com músicas que foram compostas para a festa da vitória e as suas letras contemplarem justamente uma teoria contrária ao voto consciente. Acredito que não foi somente eu que teve a oportunidade de ouvir algumas dessas músicas, as quais incitam, de forma implícita a compra e a venda do voto.
Postar um comentário