segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Flaviano e suas andanças

A campanha acabou, mas Flaviano continua em suas andanças pelo município de Apodi. Dessa vez, o Guerreiro segue para agradecer os apoios e votos obtidos no último processo eleitoral.
Em meio às tarefas como Professor de História e Presidente do Fórum das Entidades Representativas de Apodi (FERSA), Flaviano tenta encontrar tempo para chegar ao maior número de residências possíveis. Nestas andanças ele continua recebendo o carinho de seus eleitores e até mesmo, dos que não lhe deram um voto.
As cartas recebidas por Flaviano durante este percurso foram mostradas ao Blog Flaviano Guerreiro e expressam, na verdade, toda a confiança e o reconhecimento do povo de Apodi pelo trabalho que o Guerreiro tem feito pela nossa cidade.
No último domingo, dia 23, após prestigiar o aniversário da Associação dos Aqüiculturas de Apodi, Flaviano participou de uma reunião com a Associação do Sítio Cápua.
A chama da Nova Geração continua acesa e nós, continuamos ACREDITANDO!

Fórum Municipal de Juventude - FMJ realizou evento no último sábado.


No último sábado, dia 22, foi realizado o Encontro Municipal de Juventude no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi. O evento organizado pelo Fórum Municipal da Juventude - FMJ teve como objetivo discutir ações importantes a juventude apodiense.

Na ocasião, representantes do FMJ apresentaram a entidade como um espaço de organização juvenil, cujo papel volta-se para à promoção do intercâmbio de informações, debates e reflexões acerca de temas relacionados à juventude; discursão e intervenção na formulação das políticas públicas de juventude; informação e mobilização dos jovens para que participem do intenso debate político que se dá em todo o Brasil.

Cerca de cem jovens participaram do evento que contou ainda, com a participação do Fórum das Entidades Representativas de Apodi, representado pelo Professor Flaviano Monteiro.


Bela iniciativa!

Mostra Cultural da Escola Zenilda Gama terá como tema "Comunidades e suas potencialidades".


A Escola Estadual Professora Maria Zenilda Gama Torres é uma das maiores escolas da cidade de Apodi, contando com um universo de 633 alunos, sendo 470 da zona rural do município apodiense. Diante deste número, a equipe gestora discutiu com alunos e decidiu abordar um tema bastante interessante para a 6ª edição da Mostra Cultural, realizada anualmente pelos alunos da escola. O tema será "Comunidades e suas potencialidades".
O logotipo da 6ª Mostra Cultural da Escola Zenilda Gama já está pronto, a marca leva a assinatura do professor Wellington Souza (Pr. Wellington). O desenho expõe as potencialidades de cada comunidade do município de Apodi. Serão pesquisados e apresentados temas como religião e cultura que, unidos ao talento, força de vontade e criatividade dos alunos serão apresentados a população apodiense nos dias 3 e 4 de dezembro, data da exposição cultural.

Fonte: Roberto Fernandes - Portal KGB
Obs.: Os alunos ainda contarão com o auxílio do Professor Flaviano Monteiro que, diga-se de passagem, é um excelente sabedor das riquezas e potencialidades do nosso Município.

Sobre o Bloco "Tô Friviano"

No último sábado, o Blog Flaviano Guerreiro conversou com um dos organizadores do bloco "Tô Friviano", Sandro Carlos, e obteve algumas informações que merecem ser divulgadas.
De acordo com Sandro, as expectativas são de colocar 300 participantes no corredor da folia. Até o momento, cerca de 150 pessoas já demonstraram interesse em participar do novo bloco de Apodi. O intuito é o de sair quatro noites durante o carnaval de 2009.
"Estamos confeccionando o mascote do bloco e nos próximos dias iniciaremos uma campanha de divulgação em massa através de blogs, rádios, adesivos e etc."
O nosso Blog continuará em contato permanente com os organizadores e trará maiores informações para os leitores.
Os telefones dos idealizadores do Bloco:
(84) 9958-6236 e (84) 9136-1339 (Sandro);
(84) 9158-8878 (Socorro - Refrigerantes Forró);
(84) 9176-7874 (Cildo).

Hino de Apodi

Autoria de Letra e Música: José Martins de Vasconcelos
Arranjo: Mtro. Janilson de Carvalho


Nestas plagas de campos ardentes
onde o sol tem mais brilho e calor
vive um povo de heróis e valentes
que não temem da vida o labor

Salve terra querida e pujante
Salve filha de vasto sertão
Que o progresso te cinja e levante
Na vanguarda de grande nação!
(BIS)


Apodi, Apodi, pátria amada
Como é lindo o luar que a prateia
e a gigante Lagoa adornada
de verduras que as margens rodeia

Salve terra querida e pujante
Salve filha de vasto sertão
Que o progresso te cinja e levante
Na vanguarda de grande nação!

Itaú teu herói legendário
vibra em nós como um eco acordando
a ternura sem par de um erário
de mil glórias que vamos herdando

Salve terra querida e pujante
Salve filha de vasto sertão
Que o progresso te cinja e levante
Na vanguarda de grande nação!

Nestas plagas sem fim onde altiva
a viril carnaúba se alteia
medra o gênio da raça nativa
que o passado sem mancha pompeia

Salve terra querida e pujante
Salve filha de vasto sertão
Que o progresso te cinja e levante
Na vanguarda de grande nação!



Academia Apodiense de Letras

Aniversário de três anos da Associação de Aqüiculturas de Apodi.

A Associação de Aqüiculturas de Apodi (AQUAPO) comemorou neste domingo, dia 23, os três anos de sua criação. O evento aconteceu nas dependências da Secretaria de Agricultura do município de Apodi. A associação foi criada no dia 19 de agosto de 2005, com o Curso de Associativismo e com o apoio de parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE e Secretaria de Agricultura da cidade.
A Associação dos Aqüiculturas de Apodi já comercializou, durante os três anos de sua existência, 17.000 Kg no comércio local e 34.500 Kg para a Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é distribuído pelas entidades cadastradas no município apodiense, atendendo a 1.120 famílias.Atualmente a AQUAPO conta com 37 gaiolas, 28 sócios no cultivo da tilápia em cativeiro e produz mensalmente 2.500 Kg do pescado. A meta da Associação, é aumentar o número de gaiolas para, no mínimo, 70 e expandir o mercado consumidor.
PS. Aqüicultura - Arte de criar e multiplicar animais e plantas aquáticas.

Fonte: Roberto Fernandes - Portal KGB



Obs.: O Guerreiro estava lá.

sábado, 22 de novembro de 2008

O TRE de Apodi vem agora, mas a luta é antiga.


Se você achava que levar a Assembléia inteira de deputados para dar expediente em nossa cidade era o ponto máximo que Apodi poderia alcançar, é porque certamente desconhece a força de nossa gente.
Apodi, pela segunda vez em menos de dois meses, invade a capital potiguar em busca de melhorias para a cidade. Uma comitiva de grande significância formada por Dr. Pinheiro Bezera, prefeito de Apodi, Arnaldo Costa, presidente da Câmara dos Vereadores, os vereadores Júnior Souza e Nilson Fernandes, o advogado Mário Willis, o empresário e presidente do UNIVAP José Maria da Silva, Chico Freire e Flaviano Monteiro representando o Fórum das Entidades de Apodi e ainda, pelos juízes Felipe Marroquim e Patrício Jorge Lobo esteve presente numa reunião com o presidente do Tribunal de Justiça, Oswaldo Cruz Soares, para tratar de assuntos relacionados a justiça de nossa cidade.

Fonte: ApodiBaixodoPano

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Professoras da UERN visitam escolas de Apodi

Conforme anunciado em postagem anterior, um grupo de professoras da UERN visitou algumas escolas de Apodi na tarde de ontem a fim de conhecer as estruturas de funcionamento e o melhor local para se pensar numa ampliação do Núcleo da UERN em nossa cidade.

As professoras visitaram as escolas estaduais Prof. Antônio Dantas e Profª Zenilda Gama e ainda, a Escola Municipal Lindaura Silva. Saíram de Apodi estusiasmadas com o que viram e não descartaram que as referidas escolas teriam como receber um Núcleo ampliado.

Acompanhando as professoras, estavam Flaviano Monteiro, o Professor Francisco Gama, Geraldo Carlos (presidente da ACENIS), Fábio Soares, Paulo de Telércio, Júnior Carlos, Evangelista, Genivan Varela e Nilson Fernandes, bem como alguns estudantes universitários.

domingo, 16 de novembro de 2008

CEFET - Apodi

No último dia 12, ocorreu na Casa da Cultura Popular de Apodi uma solenidade de assinatura de convênio entre a Funcern, a Petrobras e o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET - RN).

A inauguração do CEFET-Apodi está prevista para o mês de março de 2009. Com 60% das obras concluídas, o CEFET atenderá um público de 1.200 alunos. A estrutura contará com biblioteca, refeitórios, laboratórios, auditório, 10 salas de aulas, além de todo o setor administrativo.

O CEFET - Apodi contará ainda com cursos técnicos de nível médio em Biocombustíveis e Zootecnia e, com o curso superior de licenciatura em Química. As aulas deverão ter início no segundo semestre de 2009, quando os professores e demais profissionais estiverem devidamente capacitados para atender às exigências da unidade de ensino.

Ainda este ano deverá sair o edital de contratação de 330 profissionais (180 professores e 150 técnicos administrativos) para atender a demanda. O Blog Flaviano Guerreiro trará o edital assim que ele sair.

Fiquem atentos!

sábado, 15 de novembro de 2008

Mais um texto da Nova Geração

Descrevendo um
professor-político

Eu vou falar de um jovem
Simples, amigo e inteligente
Seu nome é Flaviano
Guerreiro e muito competente
Que entrou para a política
Pra lutar por nossa gente


Ele sim! Talvez lutasse
Pela nossa caminhada
Com geração de emprego
E a lagoa preservada
Um prefeito pra manter
A cidade organizada

Flaviano como prefeito
Nosso chão ia crescer
Emprego para muita gente
Escolas pra mim e você
E para a academia jovem
Universidade fazer

Com seu vice Zé Maria
Que a ele muito ajudou
E a força da juventude
Muita gente nele votou
E se fez vitorioso
Com os votos que conquistou

Apodi é uma cidade
Que tem a muito a crescer
Flaviano tinha planos
Para isso desenvolver
Gente nova na prefeitura
Sei que iria trazer


Se daqui a quatro anos
Ele se candidatar
Espero que mais apoios
Ele possa conquistar
Que seu espírito democrático
Leve a maioria a acreditar

Sou jovem e acredito
Nos projetos desse professor
Tem uma história bonita
Por isso o povo o aceitou
Depositou confiança
E em massa nele votou

Nas ruas de Apodi
A Nova Geração se espalhou
Flaviano ela gritava
Com carinho e amor
Gritou também Zé Maria
Que tanto o ajudou

Na eleição de outubro
Muita gente acreditou
Que Flaviano era capaz
Por isso nele votou
Foi a sua capacidade
Que muitos votos conquistou

Eu votei em Flaviano
E votarei novamente
Pra o bem da nossa cidade
E também da nossa gente
Perder não me fez chorar
A consciência me faz contente

Quem votou em Flaviano
Nunca diz se arrepender
Não perdeu a esperança
Da consciência vencer
E quando esse dia chegar
Apodi só vai crescer

Flaviano conquistou votos
Com muita honestidade
O povo ainda acreditou
Na sua sinceridade
Eu também acredito nele
E no voto da LIBERDADE

Espero que mais adiante
Firme e forte possa estar
E que a Nova Geração
Unida possa trabalhar
Para ver Apodi vencer
Desenvolver e melhorar


O povo que o apoiou
Deve estar muito empolgado
Acreditou na consciência
No voto de liberdade
Dizer que ainda acredita
Na nossa felicidade

O professor Flaviano
É um ser iluminado
Agradeceu aos seus votos
Sem demonstrar desagrado
Esperançoso de um dia
Ver esse presente ser passado

Nossa Nova Geração
É a Geração do amor
Quando um dia nosso líder
Pelo povo eleito for
Será a real vitória
De um Apodi de valor

Monalisa Paiva – Melancias

-

Um recado ao nosso líder...

Flaviano

Vencedor não é aquele que vence todas as lutas. Mas aquele que tem coragem de lutar e fazer da derrota uma oportunidade de continuar lutando. Nunca pense que tudo está perdido, pois o mais importante você já fez, competiu com sua sinceridade. Ainda tenho a certeza de que você é o melhor para administrar Apodi. É por isso que eu acredito em você. Essa luta tinha, e ainda tem um nome que é “O bem de Apodi”. Sei que é isso que você quer.
Professor, espero que a oportunidade de luta volte, e juntos possamos subir ao ringue com mais força de vontade e a vitória seja garantida. Continuo acreditando em tudo que você disse em seus discursos.
Hoje, mais que nunca temos de acreditar que você foi um vencedor ao competir com os políticos tradicionais de Apodi e conseguir disputar voto a voto. O mais importante é continuar fazendo uma campanha limpa, sem falar mal de ninguém (mesmo que exista do que falar) e sem prometer aquilo que os outros prometem e nunca cumprem.
Apodi precisa de alguém que seja competente, sincero, que só assuma o prazer de trabalhar pelo bem da coletividade. Você é esse alguém. É por causa de seu comportamento correto que as pessoas mais esclarecidas, que vêem melhor as coisas e que enxergam ao longe têm a esperança de um dia tudo isso mudar.

Você é um guerreiro vitorioso e tem muitas capacidades

“Em mim você pode confiar, por que em você nunca vou deixar de acreditar”



Monalisa Paiva – Melancias Apodi
Aluna da 1ª série do Ensino Médio da E. E. Sebastião Gomes de Oliveira

Construção do Núcleo da UERN de Apodi

Na última quinta-feira, o prefeito José Pinheiro Bezerra, a diretora do Núcleo da UERN de Apodi, Profª Aloma Cavalcante e a secretária municipal de Educação, Profª Salete Nogueira estiveram em audiência com o Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Dr. Milton Marques de Medeiros. Na ocasião discutiram a ampliação do Núcleo Avançado de Educação Superior de Apodi (NAESA), bem como outros assuntos acerca da educação superior do nosso munícipio.

Prestes a terminar o seu mandato, o prefeito Pinheiro, que já havia apresentado à Universidade o terreno doado pela prefeitura para a construção do Núcleo, recebeu do Reitor da UERN a planta do prédio que deverá ser construído na entrada de Apodi, logo na descida na serra. O pedido da planta-modelo já havia sido solicitado pela prefeitura de Apodi há algum tempo.

A planta apresenta um prédio com aproximadamente, vinte salas de aula e toda uma estrutura que viabilizaria o funcionamento de pelo menos, quatro cursos universitários em Apodi. A obra orçamentada em quase R$ 1.500.000,00 deverá ser construída pelos futuros gestores do Município, haja visto que nesta gestão não há mais tempo. O Reitor apontou três meios para obtenção dos recursos: um investimento do próprio município; uma parceria com o Governo do Estado e/ou ainda, com emendas dos deputados e senadores.

Nos próximos dias é provável (leia-se certo) que o prefeito coloque no terreno a pedra fundamental para a construção do Núcleo. Dispondo de espaço e estrutura, a Universidade não acha inviável a transformação do Núcleo de Apodi em Campus Universitário. Mas isto dependerá, e muito, da forma como a educação superior será tratada nos próximos anos em nossa cidade.

Em todo caso, a sociedade apodiense deverá estar pronta para lutar por este importante investimento educacional, cultural e social no nosso Munícipio. Ou será que vamos preferir perder (mais uma vez) para outra cidade?

Escolta policial para universitários de Apodi

A audiência ocorrida na tarde da última sexta-feira (14) entre os universitários apodienses que estudam no Núcleo de Caraúbas e o Reitor da UERN foi marcada pela busca de soluções para os problemas que os estudantes vêm enfrentando.

Os universitários propuseram a transferência dos Cursos de Geografia e Pedagogia para o Núcleo da UERN em Apodi. A proposta foi rejeitada diante dos inúmeros impedimentos que a inviabiliza.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte reconheceu os anseios e temores dos alunos, mas afirmou que a proposta causaria outros problemas. O principal argumento utilizado é o de que estes Cursos também são frequëntados por estudantes da própria cidade de Caraúbas e de outras cidades próximas. No entanto, a Universidade reafirmou o compromisso de ampliar a oferta de cursos no Núcleo de Apodi. Nos próximos dias, uma equipe da UERN e a direção do Núcleo de Apodi visitarão escolas apodienses a fim de conseguir mais salas para a ampliação que se pretende.

Enquanto isso, os alunos serão escoltados pela polícia de Apodi na ida ao Núcleo de Educação Superior de Caraúbas. Na volta, pela polícia de Caraúbas. Vale salientar que esta é uma medida provisória diante das circunstâncias apresentadas.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Flaviano acompanha universitários em audiência com Reitor

Na tarde desta sexta-feira, Flaviano Monteiro acompanha os universitários apodienses que estudam no Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas numa audiência com o Reitor da UERN, Dr. Milton Marques de Medeiros.

O objetivo do encontro é discutir a situação dos alunos após o assalto ocorrido no último dia 6, bem como pedir a ampliação do Núcleo da UERN em Apodi.

Voltaremos com detalhes.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Flaviano em tour pedagógico





No último sábado, Flaviano acompanhou a turma do Curso de Pedagogia (Proformação) do Núcleo da UERN de Apodi num tour pedagógico pela cidade. Na ocasião, os alunos puderam vizualizar muitas riquezas históricas do nosso Município.

O Tour Pedagógico trata de um projeto desenvolvido por duas escolas da cidade (Esc. Estadual Profª Zenilda Gama e Colégio Nossa Senhora da Conceição), cujo objetivo principal é a valorização do nosso patrimônio histórico. Entendendo que patrimônio histórico é um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade, o projeto “Resgatando o Patrimônio Histórico e Construindo a Cidadania busca resgatar e dar a conhecer os patrimônios que foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, uma vez que representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.

Para o professor Flaviano, o projeto ganhará ainda mais visibilidade se contar com investimentos públicos e privados. Outra proposta defendida pelo professor é a transformação do antigo casarão (localizado no Sítio Ameno) num Museu do Sertão Potiguar (MUSP). Mais uma luta que a sociedade apodiense deverá travar em prol de sua história.


Bela iniciativa!

Fonte: Apodibaixodopano.blogspot.com

sábado, 8 de novembro de 2008

Nós queremos mais, muito mais.

Trecho de um texto escrito por Jotta Paiva, em setembro de 2008.

"Quero um parque industrial, quero a UFERSA, quero novas estradas, quero o complexo esportivo e os nossos meninos jogando futebol profissional nos grandes clubes do Brasil, seguindo o exemplo de Luís Apodi. Quero o saneamento concluído, quero a lagoa preservada, quero um parque ecológico, quero o museu do sertão e os nossos artistas com espaço para se apresentar. Quero o balneário da barragem, o projeto de irrigação do Vale e da Chapada, quero a exploração do calcário e o incentivo a produção da cal.

Quero ver o nosso povo sorrindo e sem medo de ser feliz. Quero o fim dos ônibus superlotados para a Uern, porque eu quero o Campus da Uern, a valorização da cultura, do artesanato, das minifabricas e das associações. Quero uma agricultura mais forte e uma defesa civil constante para trabalhar pelos nossos irmãos que sofrem com a seca e as cheias ao longo dos anos...

Eu quero isso e muito mais, quero mais, quero mais. Eu quero e acredito".


Nós também queremos, J. Paiva. E por isso, continuamos ACREDITANDO.

Relembrando II

Fórum das Entidades realiza mobilização na Barragem de Santa Cruz

Bas­tan­te pro­vei­to­sa a mo­bi­li­za­ção rea­li­za­da na Bar­ra­gem de San­ta Cruz pe­lo Fó­rum de En­ti­da­des Re­pre­sen­ta­ti­vas de Apo­di (Fer­sa). O even­to de cu­nho po­pu­lar foi ar­ti­cu­la­do com reu­niões pre­pa­ra­tó­rias, rea­li­za­das nos úl­ti­mos 10 dias e mar­ca­do pe­la co­bran­ça de ações prá­ti­cas no apro­vei­ta­men­to das águas do se­gun­do maior re­ser­va­tó­rio do Rio Gran­de do Nor­te. Des­de sua san­gria em 2005, nenhum pro­je­to de geração de em­pre­go e ren­da pa­ra a po­pu­la­ção da re­gião foi co­lo­ca­do em prá­ti­ca.

O en­con­tro con­tou com a pre­sen­ça de de­ze­nas de agri­cul­to­res, pes­ca­do­res e au­to­ri­da­des de Apo­di e mu­ni­cí­pios cir­cun­vi­zi­nhos co­mo Fe­li­pe Guer­ra, Ca­raú­bas, Se­ve­ria­no Me­lo, Itaú, den­tre ou­tros. O pre­si­den­te do Fó­rum das En­ti­da­des, o pro­fes­sor Fla­via­no Mon­tei­ro, en­viou con­vi­tes pa­ra to­da clas­se po­lí­ti­ca re­gio­nal e es­ta­dual, mas em meio às au­to­ri­da­des com­pa­re­ceu ape­nas o se­na­dor Jo­sé Agri­pi­no Maia, o de­pu­ta­do fe­de­ral Fe­li­pe Maia, o de­pu­ta­do es­ta­dual Gil­son Mou­ra, o pre­fei­to de Pau dos Fer­ros, Leo­nar­do Re­go e o pre­fei­to de Apo­di Jo­se Pi­nhei­ro Be­zer­ra. A go­ver­na­do­ra Wil­ma de Fa­ria não com­pa­re­ceu e mui­to me­nos man­dou re­pre­sen­ta­ção.

A mo­bi­li­za­ção foi aber­ta pe­lo pre­si­den­te do Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha­do­res Ru­rais de Apo­di, sin­di­ca­lis­ta, Edíl­son Ne­to que fa­lou dos qua­tro en­con­tros já rea­li­za­dos na Bar­ra­gem de San­ta Cruz pa­ra co­brar a mes­ma coi­sa e que até o mo­men­to não foi fei­to na­da em prol do po­vo do va­le do Apo­di. Já o pro­fes­sor Fla­via­no Mon­tei­ro fa­lou que não en­ten­dia co­mo uma obra que cus­tou R$ 130 mi­lhões pa­ra os co­fres pú­bli­cos, se en­con­tre sem uti­li­da­de co­mo a Bar­ra­gem de San­ta Cruz e o po­vo da re­gião so­fren­do.

O se­na­dor Jo­se Agri­pi­no Maia fez gran­des elo­gios à ini­cia­ti­va do Fó­rum das En­ti­da­des e pro­me­teu lu­tar pe­lo Pro­je­to de Ir­ri­ga­ção do Va­le e Cha­pa­da do Apo­di co­mo tam­bém pe­la cons­tru­ção de um Ter­mi­nal Tu­rís­ti­co pa­ra aco­mo­dar me­lhor os tu­ris­tas que vi­si­tam a Bar­ra­gem de San­ta Cruz. O de­pu­ta­do Ge­tu­lio Re­go ga­ran­tiu con­ti­nuar lu­tan­do pe­los in­te­res­ses de Apo­di na As­sem­bléia Le­gis­la­ti­va. “Sem­pre de­fen­di me­lho­rias pa­ra o mu­ni­cí­pio de Apo­di e ago­ra que es­ta­mos ven­do a gran­de ne­ces­si­da­de de en­cam­par­mos lu­ta em be­ne­fi­cio des­se gran­dio­so pro­je­to tu­rís­ti­co e de ir­ri­ga­ção das ter­ras fér­teis da Cha­pa­da do Apo­di po­dem con­tar com o nos­so apoio”, co­men­tou Ge­tu­lio Re­go.

Além da pa­vi­men­ta­ção dos 6 km que li­gam a BR-405 à Bar­ra­gem, da cons­tru­ção do Ter­mi­nal Tu­rís­ti­co e da im­plan­ta­ção do pro­je­to de Ir­ri­ga­ção das Ter­ras do Va­le e Cha­pa­da do Apo­di com as águas de San­ta Cruz, foi rei­vin­di­ca­do ain­da uma es­ta­ção de pis­ci­cul­tu­ra, o be­ne­fi­cia­men­to do pes­ca­do e o in­cen­ti­vo à agri­cul­tu­ra fa­mi­liar.

O pre­fei­to de Pau dos Fer­ros, Leo­nar­do Re­go se co­lo­cou à dis­po­si­ção do Fó­rum das En­ti­da­des pa­ra con­ti­nuar a lu­ta. Dis­se que Pau dos Fer­ros e Apo­di, jun­tos, (sem dis­pu­ta ani­mo­sa ou ca­bo de guer­ra) já lo­gra­ram êxi­to na con­quis­ta de dois im­por­tan­tes em­preen­di­men­tos pa­ra seus mu­ní­ci­pes: O CE­FEF e a UFER­SA e acre­di­ta que os plei­tos apon­ta­dos pe­lo Fó­rum tam­bém se­rão con­se­gui­dos.

O che­fe do exe­cu­ti­vo pau-ferrense ex­ter­nou aos pre­sen­tes que, nas suas ar­ti­cu­la­ções político-administrativas, já con­se­guiu tam­bém, atra­vés da ban­ca­da fe­de­ral, des­ti­nar 20 mi­lhões pa­ra o pro­lon­ga­men­to da BR 226 que cor­ta­rá Pau dos Fer­ros, via Pe­rí­me­tro Ir­ri­ga­do, e cul­mi­na­rá na cons­tru­ção do Anel Viá­rio (por fo­ra da ci­da­de) que ex­tir­pa­rá, de­fi­ni­ti­va­men­te, o trá­fe­go de car­re­tas pe­la Ave­ni­da In­de­pen­dên­cia.

“Sou, de­ve­ras, com­ple­ta­men­te a fa­vor de to­dos os pe­di­dos cons­tan­tes na pau­ta de rei­vin­di­ca­ções e con­fio na ma­tu­ri­da­de da clas­se po­lí­ti­ca do meu Es­ta­do pa­ra que en­con­tre uma so­lu­ção, em cur­to pra­zo, no in­tui­to de re­sol­ver es­ses pro­ble­mas. A bar­ra­gem fo­ra inau­gu­ra­da em 2002. E, de lá pa­ra cá, pa­re­ce que ne­nhum in­ves­ti­men­to subs­tan­cial fo­ra fei­to. Es­pe­ro que, de­pois de aten­di­dos os plei­tos dos apo­dien­ses, as águas da bar­ra­gem de “San­ta Cruz” sir­vam, tam­bém, pa­ra a des­se­den­ta­ção hu­ma­na dos nos­sos ir­mãos de di­ver­sas ci­da­des do Alto-Oeste que cla­mam pe­lo pre­cio­so lí­qui­do e cu­jas adu­to­ras fo­ram pro­me­ti­das pe­la Go­ver­na­do­ra Vil­ma de Fa­ria, no en­cer­ra­men­to da fes­ta da Pa­droei­ra Nos­sa Se­nho­ra da Con­cei­ção em Pau dos Fer­ros”, no dia 08 de de­zem­bro do ano pas­sa­do, dis­se o pre­fei­to Leo­nar­do. E acres­cen­tou: “eu se­rei mais um com­ba­ten­te nes­sa trin­chei­ra pe­lo po­vo de Apo­di (no Mé­dio Oes­te) e me so­mo, sem re­ser­vas, na lu­ta pa­ra le­var­mos água de boa qua­li­da­de pa­ra aque­la gen­te so­fri­da da mi­nha re­gião”.


Continuamos esperando.

Disponível em: www.ovaledoapodi.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=47&Itemid=40

Relembrando

Fórum das Entidades integra Apodi no projeto Arca das Letras


O projeto é uma parceria dos governos federal e estadual, através da Secretária de Assuntos Fundiários e de Apoio a Reforma Agrária – SEARA, em parceria com o Projeto Dom Helder Câmara e com a Petrobrás. O Fórum de Entidades Representativas da Sociedade Apodiense (FERSA) conseguiu para a cidade de Apodi sete Arca das Letras. Os locais contemplados com a doação de 200 livros contendo acervo de literatura e livros para pesquisa foram: Sitio Córrego, Soledade, Santa Cruz, Lagoa Rasa, Santa Rosa, Sororoca, Bico Torto e sítios reunidos.

Em 22 de dezembro de 2007, no Apodibaixodopano.blogspot.com

Alguém lembra?

Matérias de Blog's I

Passeando (literalmente) pelos diversos blog's de nosso Estado, eis que me deparo com mais um. Dessa vez, encontro matérias sobre o Professor Flaviano Monteiro no Blog de Evânio Aráujo [http://www.evanioaraujo.zip.net]. Evânio comenta a última disputa eleitoral em Apodi.

"O jornalista Carlos Santos teceu críticas contra a decisão do jovem Flaviano Monteiro, por receber apoio de caciques políticos em Apodi.

Discordo do amigo Carlos Santos.

Conheço o jovem Flaviano e neste espaço já mereceu destaque, muito antes de ser candidato a qualquer cargo, pelas lutas sociais que desenvolve com seu grupo jovem.

Sua candidatura, absolutamente lisa e com a colaboração de amigos da cidade e zona rural, onde teve a sua origem, catando níqueis de um e outro para fazerem 400 bandeiras...".


E ainda:


"Não sei se teria sido sensato por parte do candidato do PC do B, recusar apoio político eleitoral às véspera de uma eleição.

O fato por si só, já demonstra que a candidatura de Flaviano, não era uma aventura política de um jovem inconseqüente.

Ao contrário, antes da ida de Vilma a Apodi, o mesmo Flaviano e sua equipe, através de suas bandeiras pelo meio ambiente e cultura na região, já havia levado Vilma àquela cidade.

A ida de Vilma prestigiar a candidatura dele, foi mérito de um grupo que começou com apenas poucos jovens obstinados e hoje congrega uma associação consistente e de muita credibilidade.

Pessoalmente, pelo caráter de Flaviano, sei que terá dificuldades em compor com as Câmara por exemplo, por ser refém do sistema, mas certamente será hábil para superar.

Desejo-lhe muita sorte e Apodi precisa de alguém como ele. É literalmente um caso atípico para a política do Estado e uma demonstração de perseverança do mesmo".



Muito sensato, Evânio Araújo.

Portal do PC do B traz comentários sobre os resultados das eleições

"O PC do B, adotou um maior protagonismo eleitoral, com foco na eleição das Prefeituras de Caicó, Apodi, Patu e Rafael Godeiro; na disputa para a Câmara Municipal de Natal e na ampliação do número de vereadores no interior do Estado.


Nesse intento o nosso partido obteve vitórias parciais. Disputou memoráveis campanhas de massas, para as Prefeituras das Cidades pólos de Caicó, com a candidatura de Roberto Germano (PCdoB) e de Apodi, com chapa própria - Flaviano Monteiro (PCdoB) e José Maria (PCdoB). A despeito do insucesso eleitoral nessas prefeituras por pequena margem de votos, essas candidaturas saem fortalecidas e passam a exercer liderança nas respectivas regiões".


Fonte: http://www.vermelho.org.br

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Flaviano Monteiro pode garantir candidatura de ‘consenso’ em Apodi

"Citado como o terceiro mais votado da enquete encaminhada pelo GPE o ex-candidato a prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, conta com uma realidade diversificada e marcada por ‘poréns’.

Pelas características de Apodi, Flaviano ascendeu a condição natural de pré-candidato a deputado estadual em 2010, mas para concorrer com chances de vencer a disputa, precisa eliminar mais um paradigma do cenário político local: obter o apoio ‘consensual’ das lideranças locais.

Esta possibilidade é difícil, seria inédita...mas não está descartada.

Flaviano Monteiro poderá receber o apoio do bloco hoje liderado pelo casal Klinger/Gorete, levando a formação de um ‘blocão’ destinado a levar um filho de Apodi à Assembléia Legislativa.

E a formação deste ‘blocão’, não seria mera benevolência dos peemedebistas para com a ‘Nova Geração’.

Gorete poderá apoiar a candidatura de Flaviano como mera conveniência para garantir oito anos de mandato a frente da prefeitura local. Com a iniciativa, pode eliminar seu virtual adversário mais forte nas eleições de 2012, quando deverá tentar a reeleição.

Caso saia candidato em 2010, e se eleja para a AL, Flaviano estaria virtualmente fora da disputa pela prefeitura de Apodi em 2012...Daí...

Como tudo figura em torno de possibilidades...e de possibilidades que exigirão uma série de articulações e acertos...Flaviano não assume o interesse de levar o projeto a frente.

Tudo dependerá de muitos fatores.

Ainda é cedo. Muito cedo".

Fonte: www.giropeloestado.blogspot.com

domingo, 2 de novembro de 2008

"Tô friviano" no carnaval de Apodi

Não bastassem as já conhecidas manifestações de carinho e de simpatia à candidatura de Flaviano Monteiro, como os carros pintados com as cores da Nova Geração, as músicas que falavam em ACREDITAR e em "friviar" (em alusão ao nome do Professor), as vestimentas e acessórios padronizados pelas cores e número do candidato, eis que surge em Apodi mais uma novidade. Estamos falando do novo bloco de carnaval que deverá sair nas ruas da cidade em 2009. Trata-se do bloco "Tô friviano". O próprio Flaviano nos confirmou a informação de ter sido procurado por eleitores que pediram autorização para criar o bloco que promete ser a sensação do carnaval 2009. Alguns eleitores já apostam que o slogan do próximo carnaval será: "Tô ACREDITANDO, tô em Apodi".
Apodi gosta mesmo de carnaval. E de política também...
Voltaremos com mais novidades.

As cores do Apodi

A convite de Flaviano, o Blog Flaviano Guerreiro o acompanhou numa nova entrevista. Dessa vez, o Professor falou ao Programa 88 Recordação, apresentado nas manhãs de domingo pelo radialista Daniel Filho, na FM Luta 88.5 da cidade de Apodi. Durante mais de uma hora, ouvintes do programa ligavam para a rádio e faziam suas perguntas, agradecimentos e colocações, ao vivo. Num clima descontraído, Flaviano respondeu a todos os questionamentos com a mesma espontaneidade de sempre.
Para aqueles que têm acompanhado de perto as falas de Flaviano após a campanha de 2008, a entrevista foi um reforço de tudo que o Guerreiro tem dito nos quatro cantos de Apodi. Para os demais, uma oportunidade de conhecer a exposição das idéias e o que pretende nos próximos anos.
Quando fala em Apodi, Flaviano sempre defende que as classes políticas locais e estaduais promovam o desenvolvimento da cidade por entender que Apodi nunca teve o devido reconhecimento e valorização de seu potencial. Enquanto apodiense que ama esta terra, lamentou que nossa história política tenha sido marcada pelas cores e por um sistema que nada contribuiu para o nosso desenvolvimento. Mas frisou que a campanha feita pela Nova Geração quebrou alguns paradigmas e que, portanto, estamos, aos poucos, nos libertando dessa mesquinha polarização.
Sem dúvida, o que mais se tem comentado na cidade de Apodi e até, no Estado, é a possível candidatura de Flaviano à deputado estadual nas eleições de 2010. Os ouvintes e eleitores apodienses já partem da idéia de que o Guerreiro será o candidato de Apodi e exibem os seus apoios em prol desta candidatura. Prudentemente, Flaviano disse que ainda é cedo para discutir isso e que não precisa ser o seu nome a disputar uma vaga, mas o daquele que for mais capaz de angariar votos em outras cidades e aqui mesmo. Reforçou que Apodi precisa ter esse deputado que olhe pelo nosso povo e para as nossas inúmeras potencialidades.
Surpreendentemente, apodienses ligavam durante a entrevista e questionavam se Flaviano continuaria lutando pelo Campus da UFERSA, pelo transporte gratuito para os universitários, pela Transchapadão, por Apodi. Estes e tantos outros apodienses que votaram ou não, na Nova Geração apostam em Flaviano para a promoção de melhorias tão necessárias ao nosso povo. A responsabilidade colocada sobre Flaviano é a expressão da insatisfação que Apodi sente diante dos políticos que nos esquecem e nada fazem para modificar nossa realidade. Mais uma vez, Flaviano anunciou que não guarda mágoas da campanha e que continuará lutando por Apodi.
Sobre sua oposição ao governo de Gorete Silveira, Flaviano destacou que será uma oposição responsável e construtiva, não cabendo as picuinhas que só nos empobrecem. Disse estar à disposição da prefeita e de qualquer político que tenha como cor, as cores do Apodi. Desejou sorte à futura administração e que os compromissos de campanha sejam postos em prática pela prefeita e seu grupo.
Ainda sobre oposição, Flaviano afirmou com muita eloqüência que o caminho da Nova Geração já está definido, independentemente dos caminhos políticos a serem trilhados pela Governadora e pelos outros importantes apoios recebidos durante a campanha de 2008. O caminho de Flaviano é seguir com as lutas por Apodi.
Falou ainda que os apoios recebidos do atual Prefeito de Apodi, José Pinheiro, e da própria Governadora Wilma de Faria, foram importantes e difíceis de serem mensurados em números ou percentagens, mas que ambos vieram já no decorrer da campanha e, fracionados. "Estes apoios não vieram acompanhados da maior parte de seus cargos e seguidores. Ao contrário, a grande maioria deles optou por participar da outra proposta de governo". Flaviano deixou claro que, contando com o apoio da Governadora, não pedirá 'cabeças' e sim, cobrará as melhorias e compromissos assumidos pelo Governo do Estado que ainda não foram executados.
Por fim, agradeceu (novamente) pelos votos obtidos e inovou mostrando-se grato ao Apodi pelo reconhecimento de suas lutas e do amor que nutre por esta terra.
Por Fernanda Danielle Cavalcante.