A convite de Flaviano, o Blog Flaviano Guerreiro o acompanhou numa nova entrevista. Dessa vez, o Professor falou ao Programa 88 Recordação, apresentado nas manhãs de domingo pelo radialista Daniel Filho, na FM Luta 88.5 da cidade de Apodi. Durante mais de uma hora, ouvintes do programa ligavam para a rádio e faziam suas perguntas, agradecimentos e colocações, ao vivo. Num clima descontraído, Flaviano respondeu a todos os questionamentos com a mesma espontaneidade de sempre.
Para aqueles que têm acompanhado de perto as falas de Flaviano após a campanha de 2008, a entrevista foi um reforço de tudo que o Guerreiro tem dito nos quatro cantos de Apodi. Para os demais, uma oportunidade de conhecer a exposição das idéias e o que pretende nos próximos anos.
Quando fala em Apodi, Flaviano sempre defende que as classes políticas locais e estaduais promovam o desenvolvimento da cidade por entender que Apodi nunca teve o devido reconhecimento e valorização de seu potencial. Enquanto apodiense que ama esta terra, lamentou que nossa história política tenha sido marcada pelas cores e por um sistema que nada contribuiu para o nosso desenvolvimento. Mas frisou que a campanha feita pela Nova Geração quebrou alguns paradigmas e que, portanto, estamos, aos poucos, nos libertando dessa mesquinha polarização.
Sem dúvida, o que mais se tem comentado na cidade de Apodi e até, no Estado, é a possível candidatura de Flaviano à deputado estadual nas eleições de 2010. Os ouvintes e eleitores apodienses já partem da idéia de que o Guerreiro será o candidato de Apodi e exibem os seus apoios em prol desta candidatura. Prudentemente, Flaviano disse que ainda é cedo para discutir isso e que não precisa ser o seu nome a disputar uma vaga, mas o daquele que for mais capaz de angariar votos em outras cidades e aqui mesmo. Reforçou que Apodi precisa ter esse deputado que olhe pelo nosso povo e para as nossas inúmeras potencialidades.
Surpreendentemente, apodienses ligavam durante a entrevista e questionavam se Flaviano continuaria lutando pelo Campus da UFERSA, pelo transporte gratuito para os universitários, pela Transchapadão, por Apodi. Estes e tantos outros apodienses que votaram ou não, na Nova Geração apostam em Flaviano para a promoção de melhorias tão necessárias ao nosso povo. A responsabilidade colocada sobre Flaviano é a expressão da insatisfação que Apodi sente diante dos políticos que nos esquecem e nada fazem para modificar nossa realidade. Mais uma vez, Flaviano anunciou que não guarda mágoas da campanha e que continuará lutando por Apodi.
Sobre sua oposição ao governo de Gorete Silveira, Flaviano destacou que será uma oposição responsável e construtiva, não cabendo as picuinhas que só nos empobrecem. Disse estar à disposição da prefeita e de qualquer político que tenha como cor, as cores do Apodi. Desejou sorte à futura administração e que os compromissos de campanha sejam postos em prática pela prefeita e seu grupo.
Ainda sobre oposição, Flaviano afirmou com muita eloqüência que o caminho da Nova Geração já está definido, independentemente dos caminhos políticos a serem trilhados pela Governadora e pelos outros importantes apoios recebidos durante a campanha de 2008. O caminho de Flaviano é seguir com as lutas por Apodi.
Falou ainda que os apoios recebidos do atual Prefeito de Apodi, José Pinheiro, e da própria Governadora Wilma de Faria, foram importantes e difíceis de serem mensurados em números ou percentagens, mas que ambos vieram já no decorrer da campanha e, fracionados. "Estes apoios não vieram acompanhados da maior parte de seus cargos e seguidores. Ao contrário, a grande maioria deles optou por participar da outra proposta de governo". Flaviano deixou claro que, contando com o apoio da Governadora, não pedirá 'cabeças' e sim, cobrará as melhorias e compromissos assumidos pelo Governo do Estado que ainda não foram executados.
Por fim, agradeceu (novamente) pelos votos obtidos e inovou mostrando-se grato ao Apodi pelo reconhecimento de suas lutas e do amor que nutre por esta terra.
Por Fernanda Danielle Cavalcante.
3 comentários:
Èlida,gostaria que voce publicasse a história deste velho guerreiro
Vicente Ferreira Maia,nascido aos 29 dias do mês de outubro de1904, natural do sítio Boa vista Apodi –RN;filho de João ferreira Maia e Maria Gomes de Oliveira ambos agricultores , enfrentaram as grandes secas de 1915 e 1919,apesar da grande recessão e fome que passaram ,a família sobreviveu comendo farinha seca e os cadáveres de animais que morriam de fome e sede;porém seus pais morreram ainda jovens e tendo que trabalhar ,Vicente decidiu –se pela cidade, deixando a agricultura e seus irmãos ; chegando “a tardinha” encontra a cidade deserta,pois na época havia grande temor por parte dos moradores devido a ameaça de cangaceiros comandados por Massilon Leite ,mas ,com o boato de que o bando de LAMPIÃO se encontrava na região ,o terror era maior .Devido a esta apreensão ,o então prefeito Chico Pinto decidiu-se por recrutar homens,dentre estes Vicente Maia,que passou a reforçar a “defesa dos patrimônios moral e material do município”;durante 2 meses ficaram em trincheiras e só saíram quando souberam da derrota do bando de lampião em Mossoró . Conhecido por sua altivez e valentia vicente foi preso na revolução de 1935 ,levado para Mossoró,acusado de “comunista”,(termos desconhecido pelo réu )e, só foi libertado graças as boas influências com autoridades locais.decidindo mudar de vida ,colocou uma banca na feira,e,neste período conheceu uma viúva, cujo esposo fora morto por cangaceiros, e esta pediu-lhe em casamento “sem ter namorado”; Vicente casou-se com Lúcia Hermenegilda e desta união tiveram três filhos :Aléxis, Alba eAnilda .Infelizmente o filho Aléxis morreu precocimente dei xando os netos Zé Maria e Titico que chamava por “pai” Vicente ,termo usado também por suas seis netas,filhas de Anilda e Galdino;justiça seja feita pois este adotou a todos e não mediu esforços para sustentar a grande família,tornando-se PAI ,HERÒI e GUERREIRO........ Viúvo de D. Lúcia, com o peso dos quase 70 anos , encontrou um novo amor que ,desta feita durou a sua existência depois de20 anos de “namoro” resolveu anunciar ,em primeira mão, as netas Marly e Aila que iria “pagar a honra”, da menina Zelinha e, no dia do seu seu nonagésimo sexto aniversário o Padre Teodoro veio celebrar a união destes perante sua família e amigos . Zelinha foi a enfermeira ,confidente e partilhou dos momentos alegres e tristes ,na saúde e na doença; Aos 02 de novembro de 2001 ,quando este despertou e foi tomar o seu banho matinal,conversando normalmente e surpreendeu a todos dizendo ter uma “menina” vendo ele se vestir e ao deitar-se foi desfalecendo.....Hoje só nos resta a sua história.Assim foi sua jornada aqui na terra,foram 97 anos de existência marcados por sua bravura,humildade e honradez..... “Quem contava chorou ao ver seu amigo partir e que voou no pensamento ficou com a lembrança que o outro contou”.... (Milton Nascimento)
.
elida,coloque uma enquete,para escolha da frase das camisetas do bloco da liberdade,tô friviando.EU ACREDITO numa boa participação.
amigas é impossivel que voces não tenham a sensibilidade de sentir que preto no vermelho é horrivel de se ler,PACIENCIA.
Postar um comentário