sábado, 8 de novembro de 2008

Relembrando II

Fórum das Entidades realiza mobilização na Barragem de Santa Cruz

Bas­tan­te pro­vei­to­sa a mo­bi­li­za­ção rea­li­za­da na Bar­ra­gem de San­ta Cruz pe­lo Fó­rum de En­ti­da­des Re­pre­sen­ta­ti­vas de Apo­di (Fer­sa). O even­to de cu­nho po­pu­lar foi ar­ti­cu­la­do com reu­niões pre­pa­ra­tó­rias, rea­li­za­das nos úl­ti­mos 10 dias e mar­ca­do pe­la co­bran­ça de ações prá­ti­cas no apro­vei­ta­men­to das águas do se­gun­do maior re­ser­va­tó­rio do Rio Gran­de do Nor­te. Des­de sua san­gria em 2005, nenhum pro­je­to de geração de em­pre­go e ren­da pa­ra a po­pu­la­ção da re­gião foi co­lo­ca­do em prá­ti­ca.

O en­con­tro con­tou com a pre­sen­ça de de­ze­nas de agri­cul­to­res, pes­ca­do­res e au­to­ri­da­des de Apo­di e mu­ni­cí­pios cir­cun­vi­zi­nhos co­mo Fe­li­pe Guer­ra, Ca­raú­bas, Se­ve­ria­no Me­lo, Itaú, den­tre ou­tros. O pre­si­den­te do Fó­rum das En­ti­da­des, o pro­fes­sor Fla­via­no Mon­tei­ro, en­viou con­vi­tes pa­ra to­da clas­se po­lí­ti­ca re­gio­nal e es­ta­dual, mas em meio às au­to­ri­da­des com­pa­re­ceu ape­nas o se­na­dor Jo­sé Agri­pi­no Maia, o de­pu­ta­do fe­de­ral Fe­li­pe Maia, o de­pu­ta­do es­ta­dual Gil­son Mou­ra, o pre­fei­to de Pau dos Fer­ros, Leo­nar­do Re­go e o pre­fei­to de Apo­di Jo­se Pi­nhei­ro Be­zer­ra. A go­ver­na­do­ra Wil­ma de Fa­ria não com­pa­re­ceu e mui­to me­nos man­dou re­pre­sen­ta­ção.

A mo­bi­li­za­ção foi aber­ta pe­lo pre­si­den­te do Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha­do­res Ru­rais de Apo­di, sin­di­ca­lis­ta, Edíl­son Ne­to que fa­lou dos qua­tro en­con­tros já rea­li­za­dos na Bar­ra­gem de San­ta Cruz pa­ra co­brar a mes­ma coi­sa e que até o mo­men­to não foi fei­to na­da em prol do po­vo do va­le do Apo­di. Já o pro­fes­sor Fla­via­no Mon­tei­ro fa­lou que não en­ten­dia co­mo uma obra que cus­tou R$ 130 mi­lhões pa­ra os co­fres pú­bli­cos, se en­con­tre sem uti­li­da­de co­mo a Bar­ra­gem de San­ta Cruz e o po­vo da re­gião so­fren­do.

O se­na­dor Jo­se Agri­pi­no Maia fez gran­des elo­gios à ini­cia­ti­va do Fó­rum das En­ti­da­des e pro­me­teu lu­tar pe­lo Pro­je­to de Ir­ri­ga­ção do Va­le e Cha­pa­da do Apo­di co­mo tam­bém pe­la cons­tru­ção de um Ter­mi­nal Tu­rís­ti­co pa­ra aco­mo­dar me­lhor os tu­ris­tas que vi­si­tam a Bar­ra­gem de San­ta Cruz. O de­pu­ta­do Ge­tu­lio Re­go ga­ran­tiu con­ti­nuar lu­tan­do pe­los in­te­res­ses de Apo­di na As­sem­bléia Le­gis­la­ti­va. “Sem­pre de­fen­di me­lho­rias pa­ra o mu­ni­cí­pio de Apo­di e ago­ra que es­ta­mos ven­do a gran­de ne­ces­si­da­de de en­cam­par­mos lu­ta em be­ne­fi­cio des­se gran­dio­so pro­je­to tu­rís­ti­co e de ir­ri­ga­ção das ter­ras fér­teis da Cha­pa­da do Apo­di po­dem con­tar com o nos­so apoio”, co­men­tou Ge­tu­lio Re­go.

Além da pa­vi­men­ta­ção dos 6 km que li­gam a BR-405 à Bar­ra­gem, da cons­tru­ção do Ter­mi­nal Tu­rís­ti­co e da im­plan­ta­ção do pro­je­to de Ir­ri­ga­ção das Ter­ras do Va­le e Cha­pa­da do Apo­di com as águas de San­ta Cruz, foi rei­vin­di­ca­do ain­da uma es­ta­ção de pis­ci­cul­tu­ra, o be­ne­fi­cia­men­to do pes­ca­do e o in­cen­ti­vo à agri­cul­tu­ra fa­mi­liar.

O pre­fei­to de Pau dos Fer­ros, Leo­nar­do Re­go se co­lo­cou à dis­po­si­ção do Fó­rum das En­ti­da­des pa­ra con­ti­nuar a lu­ta. Dis­se que Pau dos Fer­ros e Apo­di, jun­tos, (sem dis­pu­ta ani­mo­sa ou ca­bo de guer­ra) já lo­gra­ram êxi­to na con­quis­ta de dois im­por­tan­tes em­preen­di­men­tos pa­ra seus mu­ní­ci­pes: O CE­FEF e a UFER­SA e acre­di­ta que os plei­tos apon­ta­dos pe­lo Fó­rum tam­bém se­rão con­se­gui­dos.

O che­fe do exe­cu­ti­vo pau-ferrense ex­ter­nou aos pre­sen­tes que, nas suas ar­ti­cu­la­ções político-administrativas, já con­se­guiu tam­bém, atra­vés da ban­ca­da fe­de­ral, des­ti­nar 20 mi­lhões pa­ra o pro­lon­ga­men­to da BR 226 que cor­ta­rá Pau dos Fer­ros, via Pe­rí­me­tro Ir­ri­ga­do, e cul­mi­na­rá na cons­tru­ção do Anel Viá­rio (por fo­ra da ci­da­de) que ex­tir­pa­rá, de­fi­ni­ti­va­men­te, o trá­fe­go de car­re­tas pe­la Ave­ni­da In­de­pen­dên­cia.

“Sou, de­ve­ras, com­ple­ta­men­te a fa­vor de to­dos os pe­di­dos cons­tan­tes na pau­ta de rei­vin­di­ca­ções e con­fio na ma­tu­ri­da­de da clas­se po­lí­ti­ca do meu Es­ta­do pa­ra que en­con­tre uma so­lu­ção, em cur­to pra­zo, no in­tui­to de re­sol­ver es­ses pro­ble­mas. A bar­ra­gem fo­ra inau­gu­ra­da em 2002. E, de lá pa­ra cá, pa­re­ce que ne­nhum in­ves­ti­men­to subs­tan­cial fo­ra fei­to. Es­pe­ro que, de­pois de aten­di­dos os plei­tos dos apo­dien­ses, as águas da bar­ra­gem de “San­ta Cruz” sir­vam, tam­bém, pa­ra a des­se­den­ta­ção hu­ma­na dos nos­sos ir­mãos de di­ver­sas ci­da­des do Alto-Oeste que cla­mam pe­lo pre­cio­so lí­qui­do e cu­jas adu­to­ras fo­ram pro­me­ti­das pe­la Go­ver­na­do­ra Vil­ma de Fa­ria, no en­cer­ra­men­to da fes­ta da Pa­droei­ra Nos­sa Se­nho­ra da Con­cei­ção em Pau dos Fer­ros”, no dia 08 de de­zem­bro do ano pas­sa­do, dis­se o pre­fei­to Leo­nar­do. E acres­cen­tou: “eu se­rei mais um com­ba­ten­te nes­sa trin­chei­ra pe­lo po­vo de Apo­di (no Mé­dio Oes­te) e me so­mo, sem re­ser­vas, na lu­ta pa­ra le­var­mos água de boa qua­li­da­de pa­ra aque­la gen­te so­fri­da da mi­nha re­gião”.


Continuamos esperando.

Disponível em: www.ovaledoapodi.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=47&Itemid=40